Autor Tópico: Dificuldades na fala aos 3/4 anos  (Lida 1790 vezes)

TMeireles

• TF principiante
  • *
Dificuldades na fala aos 3/4 anos
« em: 17 de Maio de 2012, 08:48 »
  • Publish
  • Bom dia precisava da vossa opinião sobre o seguinte.....Aos 2 anos detectei que o meu filho apenas dizia meia dúzia de palavras....falei com a médica de família que tranquilizou-me que ainda estava a tempo....Acontece que com  os 3 anos feitos continuava a dizer apenas algumas palavras e outras que antes dizia deixou de as dizer......devido a isto fiz pressão na medica de família e lá tive consulta no Hospital para avaliação....A TF lá me indicou que realmente ele precisava de ajuda, e o mais urgentemente possível, mas não soube me dizer qual o problema real do David uma vez que  segundo ela  apresenta condicionantes especificas:  ??? ??? ???
     :-\ Ele criou a sua própria linguagem gestual: tudo o que rodeia  e até mesmo canais televisivos tem um gesto especifico;
     Ele não tem problemas de compreensão porque tudo o que ela pediu, até mesmo jogos novos ele fez o raciocínio correcto;
     Sabe as cores, diferencia....;
      E ouve bem;
    Tirando isto é muito teimoso, a verdade é que a maior parte das vezes desiste do que quer só para não dizer a palavra, e tem uma cisma da organização, ou seja se "impomos" uma regra  leva a regra até ao fim e os que estão a volta dele também tem que seguir ou ninguém sai do mesmo sitio ....
    Ele teve um desenvolvimento até agora muito bom, excepto na linguagem/fala,aos 6 meses já fazia dos sapatos de carro, e foi a 1º palavra dele CARRO, aos 11meses começou andar sozinho, aos 18meses deixou as fraldas durante o dia e aos 2anos e meio deixou as fraldas à noite. Quando fala é muito trapalhão....e ao contrario que poderia dizer "cola" em vez de escola , para a palavra Afonso (o irmão mais novo) ele diz GUI....as vezes penso que deveria ter chamado o mais pequeno de Guilherme..."GUZ" em vez de "Luz"....
    Será que alguém me pode dar uma luzinha????presumo que seja complicado não tendo a criança a frente mas espero ter sido ou ter dado informações  que ajudem...
    Obrigada

sisterkika

• TF Super Tagarela
    Re:Dificuldades na fala aos 3/4 anos
    « Responder #1 em: 18 de Maio de 2012, 13:55 »
  • Publish
  • Realmente às vezes surgem casos, que não têm uma justificação específica, para as alterações.
    Ao longo do desenvolvimento as crianças desenvolvem uma forma específica de falar, apesar de terem um meio bastante estimulante.

Por vezes, nós adultos, vamos "achando piada" e também não corrigimos, fazendo com que eles se habituem àquela forma de falar muito específica.

Realmente quando asa crianças são muito teimosas as coisas às vezes complicam-se um pouco.

Sem conhecer a criança, nem sempre é fácil opinar.

Mas tendo em conta o que apresenta, deve mesmo investir já na Terapia. Com o evoluir da intervenção, a Terapeuta poderá conseguir dar-lhe mais alguns esclarecimentos.

Espero que tenha ajudado um pouquinho que seja.
    Mas se precisar de algum esclarecimento ou quiser colocar mais alguma questão esteja à vontade.
    andreiastavares@gmail.com

Facebook Comments