Autor Tópico: Livro sobre Autismo disponível online  (Lida 1669 vezes)

Raquel Reis

• Administrador
  • TF Verborreico
    • Blog
Livro sobre Autismo disponível online
« em: 28 de Outubro de 2006, 00:01 »
  • Publish
  • Podem fazer o download aqui!   :D

Trata-se de um livro que é distribuido de forma gratuita, :o cujo título é "Autismo - Guia Prático". A autora é a Ana Maria S. Ros de Mello, uma senhora brasileira que me parece ser mãe de uma criança autista (pela dedicatória do livro).

Já o li e parece-me muito interessante como abordagem geral ao tema (até porque está escrito de uma forma muito clara), contendo inclusivamente algumas noções acerca das correntes de intervenção mais conhecidas.

Espero que gostem!

Se o lerem, digam o que acharam, por favor!

Aqui fica um excerto, do prefácio: :shock:

A intenção ao escrever este guia era a de poder ajudar um número muito grande de pais e, por que não, também de estudantes e profissionais interessados em autismo.

Pois se ninguém faz curso para ser pai e a experiência de ter filhos é um desafio para todos, o que dizer da experiência que alguns passamos ao percorrer o caminho do nascimento do filho ao diagnóstico do autismo, prosseguindo com a educação do filho e o grande número de decisões que temos que tomar muitas vezes sem o mínimo de conhecimento ou preparo.

Ajudar um pai a enfrentar essa situação é tarefa grande demais para um livro tão pequeno, mas a intenção é dar um pequeno passo em direção a isso, de forma a ajudar cada pai a desbravar o seu próprio caminho e principalmente a não ter receio de procurar ajuda sempre que necessário.

A idéia é entregar a pais e profissionais um texto básico e resumido que ajude a encarar a questão do autismo de forma realista e positiva.

Esperamos sinceramente que seja útil e que abra um canal que possibilite que cada vez mais cresça o interesse pelo autismo e a divulgação de todas as possibilidades de ajuda para quem tem autismo e seus familiares.
    Raquel Reis

Maria Morais

• TF a deixar a timidez de lado
    « Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2007, 01:10 »
  • Publish
  • Olá Raquel!
    desculpa mas não consigo fazer o download, dá -me erro no link.. Será normal?
    Beijinhos
    Maria Morais

tpdias

• TF Super Tagarela
    « Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2007, 14:11 »
  • Publish
  • Olá Raquel tb tentei fazer o download e não deu :oops: ...Recomendo aqui trabalha na área ou gosta..."Memórias de uma mãe sobre o seu filho autista" do Círculo de Leitores, autora americana e em Português "Autista..Quem?Eu? à venda na Fnac.
    Beijcas. :wink:

Raquel Reis

• Administrador
    • TF Verborreico
      • Blog
    « Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2007, 15:47 »
  • Publish
  • Olá meninas...

Não sei o que aconteceu com o link anterior... Aliás, nem sei se alguém chegou a conseguir aceder ao documento!...

Mas aqui está um novo link, fresquinho:

http://www.4shared.com/file/8857162/18f5e879/GuiaPratico4ed.html

Ainda quanto a este tema, e numa vertente mais literária, aconselho o livro "O Estranho caso do cão morto", da Editorial Presença:

Christopher Boone tem 15 anos e é autista. Frequenta uma escola especial e decidiu escrever este livro na primeira pessoa, seguindo o conselho da sua professora preferida. Genial a matemática e dotado de uma espécie de hipermemória tem capacidades fora do comum: «Sei de cor todos os países do mundo bem como as suas capitais, e sei de cor os números primos até 7507».

No entanto, sente uma grande dificuldade em, por exemplo, decifrar os matizes expressivos do rosto humano, detesta que lhe toquem, não fala com estranhos e não consegue compreender bem as pessoas e a sua linguagem cifrada.

O jovem vive num universo fechado e organizado, resguardado por uma lógica à prova de bala, onde cada coisa deve ter o seu lugar definido porque as surpresas são causadoras de desordem. Os estímulos exteriores devem ser cuidadosamente doseados uma vez que os seus sentidos absorvem todos os detalhes como uma esponja, o que poderia rapidamente provocar um excesso informativo.

Christopher Boone não é um jovem real, mas poderia sê-lo. Criado por Mark Haddon, inspirou-se naqueles jovens autistas a quem o escritor em tempos deu aulas. Com O Estranho Caso do Cão Morto, Haddon introduz o leitor na mente de um autista e do seu olhar sobre o mundo circundante.
      [/list]

Raquel Reis

Facebook Comments